Agora em Maio.
A CTB é filha da Democracia e tem 40 anos. Já se mobilizou em muitas guerras! Poucos dos que ainda por aqui resistem e alguns que ainda nos acompanham, lutaram, enquanto jovens, contra a ditadura. Pessoalmente tenho cravadas na memória imagens e sons daqueles tempos vividos numa aldeia do ribatejo. Todos Aqui, estão conscientes da luta quotidiana que precisamos travar para manter a Democracia viva e com ela o Teatro.
O sector das Artes é aquele onde o absentismo é quase ZERO. E, no entanto, é um dos sectores, senão mesmo o sector, mais fragilizado, mais precarizado, mais mal remunerado, mais sem segurança… Numa palavra, ABANDONADO.
Entre as Artes, talvez o Teatro e a Dança sejam as únicas áreas de criação onde os próprios artistas comparticipam no co-financiamento directo em mais de 60 %.
Na CTB, por norma, comemoramos o 1º de Maio a trabalhar. Este ano foi diferente porque tudo agora é diferente. Sou dum tempo e oriundo dum lugar, em que não trabalhar no dia 1 de maio, podia dar prisão. O 1º de Maio na minha terra, era sempre uma bonita Festa pá… mas no domingo seguinte. Disfarçada de comemoração da minha Sociedade de Educação e Recreio (filha, ela, da República).
As Artes e o Teatro, vivem hoje tempos difíceis. Mas sejamos claros! Não é por causa do COVID 19. É por causa de covids outros, de muitos, muitos outros covids,19,18,17,16,15.14.13…. e por aí fora. Há dias nasceu uma criança a que puseram o nome “Covid qualquer Coisa”. Sei de muitos ministros, ministras, secretários e secretárias do estado a que chegamos, cujos nomes me lembram crises, vírus e, quase diria, pandemias.
Tenhamos a noção que esta é apenas mais uma crise a acrescentar às crises. Não foi só o SNS que não estava preparado para a dimensão desta coisa… não foi só a Europa que não estava preparada…. os portugueses também não estavam preparados há muito, quando votavam (ou não votaram) em eleições para cá e para lá. A pandemia não é a mãe de todas as crises, como nos querem mascarar. Há um vírus endémico que nos tolhe a alma e que só nos faz grandes no auge das Tormentas. A falta de ar não começou agora!
O vírus instalou-se na Democracia e todos nos fizemos passar por assintomáticos.
Agora em Maio, vamos apenas continuar o nosso compromisso de cidadania solidária para com o SNS, num país frágil, em cuidados intensivos, mal gerido há décadas, sem estratégias de futuro, sem políticas de Cultura e sem modelos de financiamento democráticos e equitativos.
Tão ou mais importante que correr a “tocar a rebate” é aproveitado o “estado de emergência” e debelada a brotoeja, reflitamos um pouco, antes de passarmos do “estado de calamidade” ao “estádio de depressão” que imagino ser o anterior à surpresa do “estado a que isto pode chegar”.
Agora em Maio, para o sector teatral, é urgente que em cima da mesa da discussão de amanhã, se coloque a pergunta: que conceito de estrutura teatral serve melhor o País, a Cultura e os Artistas?
Agora em Maio, na CTB vamos voltar a fazer aquilo que nos alimenta a Alma. CRIAR! Estarmos juntos à distância imposta. A inventar Futuros para abraços Livres. Apertados na força do trabalho artístico que rompe fronteiras e alisa curvas. Na certeza certa, que o Lugar do Teatro é no Teatro. AS TROIANAS esperam-vos para contar a Tragédia delas!
E com segurança estaremos atentos ao seu lugar na fila! Porque somos Portugueses e amamos o nosso País. Como amamos a Liberdade, os Direitos e os Deveres.
Viva Abril agora em Maio e em todos os meses.
Rui Madeira
MARÇO
Março 27 · !9h00 · HUMIDADE
de Barbara Cólio
Março 30 · !9h00 · CONCERTO À LA CARTE
de Franz Xaver Kroetz
MAIO
*Maio 01· TRILOGIA ORESTEIA |AGAMÉMNON
de Ésquilo
*Maio 02 · TRILOGIA ORESTEIA | COÉFORAS
de Ésquilo
*Maio 03 · TRILOGIA ORESTEIA | EUMÉNIDES
de Ésquilo
Maio 07 - "WIZZY - A Visitor from Zimbabwe"
filme de Wizzy Mangona (Zimbabué) sobre Braga.
[residência artística ]
Maria Augusta Produções
Maio 11· !9h00 · ORATÓRIA DO VENTO
de Vergílio Alberto Vieira
Maio 14 · !9h00 · AS CRIADAS
de Jean Genet*
Maio18 · !9h00 · PRAÇA DE TOUROS
de Alexej Schipenko
Maio 22 · !9h00 · A ANTIGA MULHER
de Roland Schimmelpfennig
Maio 25 · !9h00 · A CABEÇA DO BAPTISTA
de Valle Inclán
Maio 28· !9h00 · NO ALVO
de Thomas Bernhard
*PROJEÇÃO EXTRA EM 1,2 e 3 ·ABRIL ·19h00
!9h00
!9h00
!9h00
!9h00
10h00 e !6h00
ABRIL
Abril 02 · AUTO DA BARCA DO INFERNO
de Gil Vicente
Abril 06 · !9h00 · OS CEGOS
de Maeterlink
seguido de “ FLORESTA”
de Frederico Bustorff
[ documentário sobre o processo de pintura de Alberto Péssimo, para o cenário de “ Os Cegos” de Maeterlink]
Maria Augusta Produções
Abril 09 · !9h00 · SEMANA SANTA
de Alexej Schipenko
produto de uma Oficina de criação vídeo]
Maria Augusta Produções
Abril 12 · !0h00 · MÚSICOS DE BREMEN
a partir do conto dos Irmãos Grimm
Abril 12 · !6h00 · BURACO
de Regina Guimarães
Abril 13 · !9h00 · JARDIM
de Alexej Schipenko
Abril 16 · !9h00 · AS BACANTES
de Eurípedes
Abril 20 · !9h00 · A CRIATURA
de Ibsen/Lelio Lecis
Abril 23· !9h00 · COLUMBUS
de Nils Meisel e Frederico Bustorff
Maria Augusta Produções
Abril 27 · !9h00 · SPETTRI
de Ibsen (legendado)
Abril 30 · !9h00 · UM PICASSO
de Jeffrey Hatcher
[3rd CYCLE]
[1st and 2nd CYCLE]